Criar um ambiente de aprendizagem, compartilhamento e colaboração, no qual as pessoas possam aprender continuamente, trocar conhecimentos e experiências é crucial para promover inovação e produtividade!
Esse pensamento é muito comum nas empresas marcadas por grandes pressões de inovação. Entretanto, uma cultura que estimule a capacidade de aprender e compartilhar beneficia qualquer tipo de empresa. E por essa simples razão, a preocupação deve estar no radar de todas as empresas que querem promover a melhor performance de suas equipes. Isso porque a cultura pode afetar positivamente os resultados das empresas.

Aprendizagem e compartilhamento em empresas de alta performance
O esforço na criação e manutenção de um ambiente de colaboração e aprendizagem tem impacto direto no desempenho da empresa. Esse impacto, inclusive, pode chegar a 36%, de acordo com Jacob Morgan em seu livro The collaborative Organization. Porém, esse fenômeno já havia sido explorado em 1990 por Peter Senge, professor do MIT, em seu best seller que continua super atual: The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization.
(Se você não leu, vale a pena! Tem a versão em português: A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende.)
Ou seja, a capacidade de aprendizagem e a atitude de compartilhar conhecimentos, experiências e informações são muito importantes. Por isso, essas competências devem ser valorizadas e estimuladas em qualquer empresa que almeja alta performance, crescimento e desenvolvimento.
Mas como desenvolver e sedimentar essas competências criando uma cultura de aprendizagem, compartilhamento e colaboração?
1. Compreensão do conceito e disseminação da sua importância
Desde o primeiro dia na empresa, os colaboradores devem ser conscientizados sobre a importância de aprender e compartilhar. Por isso, o processo de “onboarding” é um ambiente propício para isso. Coloque no programa de integração apresentações e cases de aprendizagem e compartilhamento feitas por colaboradores veteranos.
2. Programas de Coaching & Mentoria
Crie programas nos quais os profissionais considerados referência na empresa possam atuar como orientadores dos profissionais menos experientes, uma vez que essa prática promove naturalmente a aprendizagem e o compartilhamento de uma forma benéfica e rica.
3. Cultura do feedback
Criar uma cultura do feedback é um passo importante para criar um ambiente de aprendizagem e compartilhamento. Isto é, o feedback é uma forma de promoção de aprendizagem de quem o recebe, e por esse motivo, um dos principais recursos de desenvolvimento dos processos de Gestão de Pessoas.
Quando o líder orienta um membro da equipe, está compartilhando seus conhecimentos e experiências. Mas, lembre-se, a cultura do feedback não deve envolver apenas líderes e liderados! Ela deve ir muito além! Ou seja, deve possibilitar a troca de feedbacks entre todos os colaboradores da organização.
4. Ações de incentivo à aprendizagem, compartilhamento e colaboração
Muitas empresas adotam rotinas que incentivam as pessoas a aprender, compartilhar conhecimentos e exercitar a colaboração, como por exemplo, realizando reuniões semanais, nas quais a equipe é incentivada a expor uma iniciativa que deu certo e outra que não deu. E em seguida, todos discutem soluções: o que foi bom e merece ser mantido, e o que não foi e precisa ser mudado. Os erros e acertos de uns, promovem o aprendizado de outros.
Outro exemplo é a formação de multiplicadores internos. Afinal, cada empresa traz em si um manancial de conhecimentos contidos em cada colaborador. Sendo assim, é estratégico para a organização mapear esses conhecimentos e, uma vez identificadas as fontes, transformá-las em multiplicadores internos para disseminar seus talentos, formando novos potenciais para o time.
5. Ambiente físico favorável
Ambientes fechados, separados por paredes, costumam dificultar um pouco. Já ambientes abertos, em que as pessoas dividem espaços, favorecem a convivência, a troca de ideias e informações, o que ajuda muito na criação de um ambiente de aprendizagem, compartilhamento e colaboração.
Mas se o layout da sua empresa não for favorável, crie pequenas reuniões de aprendizagem e compartilhamento, e as transforme numa rotina. Talentos espalhados em várias localidades já foi um problema, Isso porque o uso da tecnologia transcende barreiras geográficas e permite a união de pessoas em um ambiente de compartilhamento, onde quer que estejam. Sem contar a economia de tempo e custos que essa prática possibilita!
6. Compartilhamento da visão e dos objetivos organizacionais:
Aqui vale uma reflexão importante: as pessoas estão unidas em uma organização por um propósito, para alcançar objetivos. Daí a importância de todos “tocarem a mesma música”! O compartilhamento da visão de futuro e dos objetivos organizacionais engaja as pessoas em uma causa, aumentando o sentimento de equipe e a colaboração entre elas.
Ou seja, garanta que todos estejam no mesmo barco, aprendendo e compartilhando para alcançarem objetivos coletivos – os objetivos organizacionais. Essa diretriz deve ser trabalhada e disseminada em programas de comunicação, além de ser cotidianamente lembrada e sentida pelos colaboradores. O compartilhamento da visão e dos objetivos é uma das disciplinas das Learning Organization de Peter Senge.
O desenvolvimento da cultura de aprendizagem, compartilhamento e colaboração traz benefícios tanto para as empresas, quanto para as pessoas que trabalham nela. Todos ganham!
Denise Lustri, Diretora da Cohros – Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas. Mestre em Administração pela FEAUSP. Ex Docente nos cursos de MBA da FGV e Fundace-USP. Co-autora do Livro “Cargos, Carreiras e Remuneração”. Editora FGV.