Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

Business Partner – perfil, papéis e responsabilidades

Business Partner
Business Partner é um termo desconhecido pra você? Então esse artigo é um sinal de que chegou a hora de aprender mais sobre!
Tempo de leitura 4 min

O que é Business Partner (BP)

A tradução literal do termo Business Partner é “parceiro de negócio”. Trata-se de uma posição que vem crescendo e aparecendo na estrutura de RH, numa tentativa de promover maior integração da área com as estratégias e objetivos organizacionais. Em outras palavras, usando uma metáfora, o Business Partner seria como uma ponte que conecta as políticas e práticas de RH às demandas do negócio. Em muitas empresas, essa posição é chamada de “consultor interno de RH”.

O que NÃO é Business Partner

O objetivo da ponte que o BP estabelece entre a área de RH e a área de negócio que atende não é impor as práticas e políticas de RH. Nem atuar como um instrumento de fiscalização para garantir que as regras estabelecidas pelo RH sejam seguidas, muito embora não seja raro encontrar essas situações dominando o contexto em algumas empresas.

Dessa forma, em vez de aproximar e integrar as áreas e lideranças com o RH, a atuação do BP só faz aumentar a distância eles.

O papel do Business Partner na estrutura organizacional

É muito comum um BP ser alocado em uma (às vezes mais de uma) área da organização. Nessa área, ele deve atuar como uma espécie de conselheiro da alta liderança, fornecendo dados e informações, e apoiando as tomadas de decisão. Dessa forma, com foco em uma área específica, poderá desenvolver conhecimento mais profundo sobre ela, além de conhecer melhor os seus processos, sua dinâmica, os problemas e desafios da liderança.

E assim, com esse conhecimento, o Business Partner poderá contribuir em outras muitas frentes. Uma delas é a promoção de um ambiente de aprendizagem e compartilhamento. Outra, é o auxílio na promoção de um clima positivo e desafiador, que estimule a produtividade das pessoas. Assim como, pode contribuir para potencializar o alcance dos resultados da área, propondo adaptação e até na inovação das políticas e práticas de RH, para maior alinhamento com às estratégias e objetivos organizacionais.

Lembrando que os resultados das áreas vão impactar diretamente os resultados da organização. Portanto, ao ajudar as áreas a alcançarem melhores resultados, o BP estará contribuindo para o alcance dos resultados organizacionais.

Além disso, deve contribuir para desenvolver as competências de liderança, tão importantes para levar as equipes ao alvance de resultados.

O perfil requerido do Business Partner

A posição de Business Partner requer que um profissional tenha uma boa visão de todos os subsistemas de RH. Além disso deve ter maturidade e vivência suficiente em gestão de pessoas. Isso porque, seu principal papel é fornecer recursos de gestão, orientações e suporte aos gestores de áreas e departamentos. Um BP deve construir uma verdadeira relação de parceria com as lideranças.

Conhecimento do negócio

De outro lado, conhecer o negócio é condição sine qua non para o sucesso na posição de BP. E conhecer o negócio não significa apenas conhecer a área na qual está alocado. É preciso ter visão sistêmica, sendo capaz de perceber a organização como um todo, composto por áreas que se relacionam e se afetam mutuamente. Ou seja, é preciso ter conhecimento dos clientes, do mercado, dos concorrentes, das forças e deficiências, das ameaças e oportunidades etc. O que inclui também uma profunda compreensão dos objetivos e estratégias organizacionais.

(Veja este roteiro de diagnóstico que pode ajudar a levantar informações para ampliar o conhecimento do negócio.)

Soft Skills

São igualmente importantes as soft skills como a empatia para se colocar na pele da liderança e ajudar na superação dos seus desafios.  É necessário ter capacidade de relacionar e se comunicar para contribuir na promoção da integração entre os profissionais da área, entre a área e as demais áreas da empresa. Muito importante também é a habilidade de disseminar a cultura e valores organizacionais, ajudando a liderança a canalizar as energias das equipes para o alcance do resultado coletivo.   

Denise Lustri , CEO da Cohros.

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Uma resposta

  1. Excelente matéria! Há 18 anos tive a honra de ter como mentor no Grupo Votorantim o Sr. Gilberto, consultor contratado pelo Dr. Antonio Ermirio, onde já ensina aos profissionais da área de T&D a importância de ser um BP.

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