Cargos, salários e meritocracia. O que uma coisa tem a ver com a outra?
A prática da meritocracia em gestão de pessoas não é tema novo. Porém, para que realmente seja efetiva, essa prática demanda a criação de uma estrutura que a fundamente! Trata-se de uma estrutura composta por 3 bases:
- Um plano bem estruturado de cargos e salários,
- Processos de avaliação que gerem resultados objetivos e consistentes e
- Líderes responsáveis e conscientes da importância do seu papel nos processos de avaliação.
Neste artigo, vamos analisar como e porque um bom plano de cargos e salários é uma das bases fundamentais da meritocracia.
Meritocracia, remuneração e carreira
Boa parte das decisões de gestão de pessoas afetam a remuneração e a carreira dos colaboradores. São exemplos disso as decisões de promoção, de aumento salarial, de bônus, prêmios, PLR, a escolha de quem receberá um treinamento ou fará parte de um programa de desenvolvimento etc.
Levando tudo isso em consideração, não é difícil concluir que a ausência de políticas, regras e critérios podem levar a decisões equivocadas. Esses equívocos envolvem subjetividades e problemas favoritismo, que prejudicam tanto as empresas quanto as pessoas! Em suma, quando não há políticas com regras e critérios bem definidos, não há meritocracia!
Políticas, critérios e regras
Continuando o raciocínio, políticas, critérios e regras de salários e carreira não são construídos “do nada”, sem uma base que lhes dê sustentação.
Por exemplo, para definir um critério de promoção, antes é preciso ter definido os cargos, as funções e o caminho de evolução de um cargo para outro.
Sem essas definições prévias, não há base para fundamentar os as regras e critérios de salários e carreira.
Estrutura de cargos
É aí que entra a necessidade de uma estrutura de cargos organizados em uma ordem crescente de complexidade. Adicionalmente, deve conter as funções e as responsabilidades de cada cargo evidenciando os degraus de um estágio para o outro. Esse é um dos parâmetros para que possamos criar as políticas e estabelecer as regras que definem o mérito.

Estrutura de salários
Além dessa estrutura de cargos e funções, também é necessário criar uma estrutura de salários composta por faixas e steps de evolução salarial. Estamos falando aqui da tabela salarial!
Isso posto, fica evidente a importância de um bom plano de cargos e salários para fundamentar a prática da meritocracia. Pois, somente depois de construir essa estrutura de evolução de cargos salários é que se pode definir regras e critérios para beneficiar os merecedores!
Estrutura de cargos compartilhada com os colaboradores
Não é comum que as empresas divulguem toda a estrutura de cargos e funções aos colaboradores. Quando muito, cada um tem acesso à descrição do seu próprio cargo. No entanto, se a empresa compartilhar essa estrutura com os colaboradores, dará a eles uma expectativa mais tangível das possibilidades de crescimento. Para isso as descrições de cargos devem ser claras e abrangentes. Isso significa que esses documentos devem mostrar as atividades e responsabilidades, o desempenho esperado, bem como as competências requeridas em cada cargo da estrutura. Dessa forma as pessoas poderão tomar a iniciativa de se preparar para aproveitar oportunidades futuras de promoção.
Cargos e salários – além da meritocracia
Além de fundamentar a prática da meritocracia, um plano de cargos e salários traz muitos outros benefícios. Só para dar alguns exemplos:
O plano de cargos e salários promove equilíbrio interno e externo.
Internamente, justifica as diferenças salariais. Externamente disso promove o alinhamento com as práticas salariais do mercado. O equilíbrio interno e externo ajuda a empresa na atração e retenção de talentos.
Além disso, um bom plano de cargos e salários ajuda a empresa a se prevenir de riscos trabalhistas.
Conclusão
Considerando tudo isso, vale muito à pena contar com um plano bem estruturado de cargos e salários para uma gestão de pessoas mais justa e efetiva.
Denise Lustri – CEO da Cohros.
Mestre em
Administração pela FEA/USP.
Instagram:
@deniselustri YouTube: Cohros TV Linkedin Facebook
Sem comentários