Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

Descrição de cargo de liderança: funções elementares do líder

Se você quer aprender mais sobre a descrição de cargos de liderança e entender um pouco mais sobre suas funções elementares/essenciais, este artigo é pra você!
Tempo de leitura 5 min

As descrições de cargos de lideranças podem ser diferentes de uma empresa para outra, ou de uma área para outra, ou de um nível hierárquico para outro. Porém, por outro lado, nossos estudos e experiências, ao longo de vários anos de trabalho nesse campo, mostram que algumas funções devem constar na descrição de cargo de qualquer líder. Independente da empresa, da área ou do nível da liderança.

Trata-se das funções relacionadas à gestão de pessoas: uma área na qual a maioria dos profissionais em posição de liderança são carentes. Isto é, são funções que compõem a essência da liderança e que deveriam estar no ponto central de qualquer programa de desenvolvimento de líderes.  

É sobre essas funções essenciais a qualquer cargo de liderança que trata esta artigo. Vamos a elas:

Representar a empresa perante a equipe liderada.

Quando uma pessoa aceita uma promoção para uma posição de liderança, ela incorpora a própria empresa. Ou seja, ela deve conhecer, praticar e disseminar sua cultura, políticas, normas e procedimentos, princípios e valores, e seus objetivos e estratégias, atuando como exemplo. Incluindo aí as políticas de RH: os critérios para aumento salarial, as regras para criação de novos cargos, critérios de promoção etc.

Entretanto, é muito comum que os profissionais se desmotivem por expectativas frustradas, criadas por seus próprios líderes, com promessas de promoção, carreira e aumento salarial que muitas vezes a empresa não poderá cumprir. Isso afeta o clima, impacta a motivação e a produtividade das pessoas. Por isso, a função de representar a empresa perante a equipe deve estar explícita na descrição de cargo de todas as lideranças!

Formar e desenvolver equipe

Essa é uma função da liderança frequentemente delegada ao RH. A parceria entre lideranças e RH é essencial! Mas a maior responsabilidade de selecionar profissionais com perfil adequado para compor a equipe é a liderança! É o líder que terá que promover a integração dos diferentes perfis de profissionais. Para que uns complementem os outros para formar uma equipe de alta performance. Essa função deve constar na descrição do cargo de qualquer líder.

Definir estratégias/elaborar planos e garantir sua execução

Essa função deveria envolver todas as camadas da hierarquia de gestão. A alta cúpula define os direcionamentos estratégicos e os objetivos macro. Em seguida, o nível gerencial desdobra o direcionamento macro para o plano de ações de cada área funcional. E por fim, a liderança operacional deve conduzir as equipes na execução desses planos. Todos focados no alcance dos objetivos organizacionais.

Muitas vezes essa função é negligenciada pela alta cúpula. Por conta disso o processo fica totalmente comprometido. Dessa forma, a função relacionada com a execução da estratégia estará comprometida em todos os demais níveis da liderança. Isso não é raro de acontecer.

Distribuir adequadamente responsabilidades e metas

A liderança deve compartilhar a responsabilidade pelo alcance de objetivos e resultados da empresa, até porque a parte que cabe a cada líder só será cumprida, se a equipe liderada participar efetivamente. Por isso, é função da liderança distribuir adequadamente as responsabilidades e metas de cada membro da equipe, considerando o perfil, as funções e o nível de maturidade de cada um.

Gerenciar desempenhos e levar a equipe ao alcance de resultados

Não basta apenas distribuir adequadamente as responsabilidades e metas para a equipe. Uma vez que também é função do líder acompanhar a execução das atividades, e gerenciar os desempenhos e os resultados de cada liderado para garantir que se alcance os objetivos da equipe, e que, consequentemente cumpra-se a parte que lhe cabe para contribuir no alcance dos resultados organizacionais.

Avaliar, orientar e dar feedbacks

Essa é uma das principais funções da liderança, no entanto, infelizmente, é muito comum que tratem essa função como se fosse coisa do RH, que os líderes fazem a duras penas para cumprir procedimentos. Por isso, o RH deve descrever essa função com detalhes em todos os cargos de liderança. Isto é, toda vez que uma pessoa for promovida ou contratada para uma posição de liderança, deve saber com clareza que essa atividade faz parte das responsabilidades do cargo.

Outra coisa que costuma funcionar para desenvolver esse senso de responsabilidade nos líderes, é criar indicadores do processo de avaliação e considerar esses indicadores como base para avaliação de desempenho dos líderes. 

Monitorar e manter clima positivo e estimulante.

Outra função essencial da liderança é a gestão do clima da equipe. Grande parte dos indicadores de clima organizacional pode ser trabalhada por ações da liderança. Desde as condições de trabalho, a expectativa de carreira ou de remuneração, o engajamento, a identidade, o orgulho de pertencer e assim por diante.

Todas essas questões podem ser identificadas e trabalhadas pelo líder. Caso alguma questão não esteja dentro da sua alçada, ela pode ser encaminhada pelo líder, junto ao RH ou junto a quem tiver o poder de ajudar. Entretanto, se a empresa não der o mínimo de condições, as lideranças não podem fazer milagres. De qualquer forma, os líderes podem favorecer muito o sentimento positivo dos liderados em relação à empresa.

Revisão das descrições de cargo de liderança

Se você estiver em processo de descrição de cargos, inclua essas funções em todos os cargos de liderança. Se já tiver os cargos descritos, vale à pena fazer uma revisão e incluir essas funções. Porém, apenas incluir essas funções nos cargos de liderança, não é suficiente. Discuta as funções com cada líder, e deixe claro que tudo isso faz parte das suas responsabilidades de gestor.

Outra coisa que é importante reforçar, é que as funções de liderança não se esgotam aqui. Cada empresa tem suas especificidades, processos peculiares com atividades que devem fazer parte das funções da liderança. As funções discutidas neste artigo são aquelas consideradas essenciais ao papel das lideranças em qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email