Muitas empresas participam de pesquisas com o objetivo de figurar nos rankings das melhores para trabalhar, pensando apenas na visibilidade que essa classificação proporciona.
De fato, são bem reais os benefícios que essa exposição pode trazer para a empresa. Fortalece sua marca e sua imagem no mercado, aumentando o seu poder de atração de talentos. Mas, os benefícios que um bom clima pode trazer para as empresas vão muito além da visibilidade que o ranking proporciona.
A gestão do clima organizacional é um processo que nem todas as empresas adotam. No entanto, é um dos fatores que mais impactam a produtividade e influencia o desempenho das pessoas e, consequentemente, o desempenho da própria empresa.
Estudos também indicam que as práticas de Gestão de Pessoas têm relação direta com a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, impactam o clima organizacional e, por consequência, impactam o desempenho das pessoas.
Cadeia de Lucro em Serviços
A relação entre a satisfação dos colaboradores e o crescimento/lucratividade das empresas, que foi comprovada há pelo menos duas décadas. É o que mostram os estudos dos professores J. L. Heskett, W.E. Sasser Jr e L. A. Schlesinger da universidade de Harvard.
Os resultados desses estudos fazem parte do livro lançado por eles com o título “The Service Profit Chain”, em português: “A Cadeia de Lucro em Serviços”. Trata-se de uma teoria muito bem fundamentada sobre um modelo de gestão. Esse modelo estabelece clara relação entre lucratividade da empresa, a lealdade dos clientes e a satisfação dos colaboradores.
Pessoas satisfeitas geram melhores resultados para as empresas
A lógica é a seguinte: lucro e crescimento são estimulados pela lealdade/fidelidade dos clientes. A lealdade/fidelidade dos clientes é resultado do valor percebido por eles, com relação aos produtos e serviços prestados pela empresa. Esse valor percebido pelos clientes é criado por colaboradores satisfeitos, leais e produtivos. A satisfação dos colaboradores resulta primariamente da qualidade das práticas de Gestão de Pessoas, assim como de um ambiente que estimule a produtividade e a geração de valor para os clientes.
Essa relação de causa-efeito está representada na imagem abaixo:
Imagem baseada nos conceitos de Service Profit Chain de L. Heskett, W.E. Sasser Jr e L. A. Schlesinger
Essa relação entre a satisfação dos colaboradores, o clima organizacional e os resultados da empresa é tão importante que merece um espaço especial na gestão de qualquer empresa.
O que isso quer dizer? Quer dizer que as empresas que contam com um bom Sistema de Gestão de Pessoas, alinhado às suas estratégias e resultados, promovem o engajamento e o comprometimento das pessoas. Consequentemente terão melhores resultados!
Um sistema de gestão de pessoas eficaz promove um clima positivo
Para começar, vamos entender o que significa ter um bom sistema de Gestão de Pessoas? Significa, por exemplo:
Ter o trabalho organizado em uma estrutura de cargos bem formatada, que evidencie os degraus de carreira.
Ter líderes preparados para atuar na condução das equipes.
Contar com uma boa política salarial, isto é, ter regras claras fundamentando as decisões de aumento salarial.
Contar com uma boa política de promoções e gestão de carreira.
Oferecer oportunidades de desenvolvimento com ações para o crescimento profissional
Contar com políticas de reconhecimento baseadas na meritocracia!
Tudo isso contribui para a satisfação dos colaboradores, constrói credibilidade, gera confiança nas relações entre empresa e colaboradores. Isto é, uma boa gestão de pessoas é determinante para um bom clima organizacional.
Para isso, a empresa precisa pensar estrategicamente em cada subsistema e em cada processo de RH. Mas, como cada processo de RH pode contribuir com o clima organizacional? É o que vamos ver a seguir.
Plano de cargos e salários
O sistema de cargos e salários deve contemplar uma divisão eficiente do trabalho alinhada às necessidades da empresa. Ou seja, requer uma definição clara das funções de cada cargo e das competências e desempenhos requeridos das pessoas em cada degrau da carreira. Além disso, o desenho das trilhas de carreira também é muito importante no sistema, uma vez que ele orienta o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Com uma boa arquitetura de cargos, é possível construir um programa de remuneração estratégica.
Vale destacar que uma boa gestão salarial demanda ainda Políticas de Remuneração (salário fixo, benefícios, PLR, bônus, premiações etc), já que quando as decisões são baseadas na meritocracia, tudo fica mais claro.
Quando não existem políticas claras, alguns questionamentos são inevitáveis, como por exemplo: por que uns ganham mais que outros? Por que uns recebem mais PLR, outros menos e outros não recebem? Porque uns são promovidos e outros não? Só para citar alguns exemplos. Dessa forma, é essencial que a empresa defina regras claras, compreensíveis e justas. Assim poderá promover um sentimento de confiança, fazendo com que todos se sintam mais seguros.
Gestão de desempenhos e competências
A Gestão de Desempenhos e Competências é o centro nevrálgico dos subsistemas de RH, isso porque envolve a avaliação, análise e monitoramento cotidiano dos desempenhos/entregas de cada colaborador.
Uma gestão eficaz de desempenho e competências, além de ser positivamente percebida pelos colaboradores, é bom para a empresa também, pois permite identificar deficiências que impactam os resultados das pessoas e, consequentemente, o resultado da empresa.
Feedback contínuo
O feedback contínuo por parte da liderança faz parte da gestão de desempenhos e competências, já que o monitoramento cotidiano das atividades da equipe dá subsídios para feedbacks mais objetivos e focados no desenvolvimento de quem recebe. Dessa forma, geramos uma relação de confiança entre líder e liderado e impactamos diretamente na satisfação das pessoas. Aliás, o feedback é uma demanda muito comum dos colaboradores nos dias atuais.
Elogio também é feedback. Reconhecimentos não financeiros e incentivos estimulam a motivação dos colaboradores. Fazem com que eles continuem entregando valor aos clientes e à empresa.
Por isso tudo, vale a pena a empresa pensar em desenvolver na empresa uma cultura do feedback.
Treinamento e Desenvolvimento
Ações de desenvolvimento, programas e planos de treinamento e capacitação devem ser alinhados às demandas do negócio. Devem ter como foco o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades que sejam capazes de melhorar o desempenho presente. Além disso, também devem preparar profissionais para um bom desempenho em posições futuras.
Vale destacar que é necessário comunicar bem os programas e políticas de desenvolvimento para que todos os colaboradores entendam e a empresa possa gerar valor com essas ações. Isto é, sentir que a empresa se preocupa com ações desenvolvimento é um dos principais valores percebidos pelos colaboradores.
Um bom clima organizacional não depende só do RH
Para que essas práticas sejam efetivas, é preciso a formação de uma tríplice aliança entre o RH e as lideranças e a alta direção, cada um no seu papel, atuando em conjunto pelo mesmo objetivo: melhores resultados para a empresa.
Gestão do Clima Organizacional
Mesmo com os principais subsistemas de RH implantados, as pesquisas de clima devem ser realizadas pelo menos a cada ano. É uma periodicidade que permite monitorar o nível de satisfação, motivação e engajamento da força de trabalho. O resultado da pesquisa de clima organizacional também indica a qualidade das relações entre líderes e liderados. Mostra o grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores com relação ao ambiente de trabalho e às expectativas de crescimento e realização profissional.
Os resultados das pesquisas trazem indicadores muito importantes para a empresa. Por isso devem gerar planos de ações de melhoria, atacando os principais pontos que impactam os desempenhos dos colaboradores. Pois como já pontuamos em outros conteúdos de Gestão de Pessoas, o desempenho dos colaboradores impacta o desempenho da empresa. É fator determinante para o alcance dos resultados e objetivos da empresa. Por isso a pesquisa e a gestão do clima organizacional é importante.
Uma resposta
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