6 dicas para conquistar aprovação dos projetos de RH

Seu líder ainda não entendeu a importância dos projetos de RH e você não sabe como resolver isso? Então este artigo é pra você!

Final de ano é tempo de elaboração de budgets, planejamentos estratégicos e definições de projetos para o novo ano que chega! Época propícia para planejar e aprovar os projetos de RH!

Mas existe um porém: Qual é o tamanho do espaço do RH nesse ciclo de planejamento? Infelizmente, pequeno, já que um grande número de empresas ainda não se deu conta dos benefícios que uma boa Gestão de Pessoas pode trazer para a empresa e para os seus resultados.

Nesse cenário, bravos e perseverantes profissionais de RH lutam para aprovar os planos da área, buscando evoluir as práticas de Gestão de Pessoas nas suas empresas. Uma vez que é nosso papel, enquanto profissionais da área, mostrar valor e conquistar espaço. Isto é, agora é hora de aproveitar para colocar o RH na pauta dos planejamentos do próximo ano.

Pensando nisso, compartilhamos aqui 6 dicas para ajudar o RH a emplacar seus projetos e entrar o ano novo cheios de novos desafios.

1. Aprofunde o conhecimento sobre a empresa e seu negócio

Quanto mais você conhecer do negócio, melhor. E quanto mais você for capaz de traduzir esses conhecimentos em argumentos sólidos, mais força terá para convencer e conquistar respeito para suas ideias e projetos.

Veja esse vídeo que orienta como saber mais sobre o negócio. Você pode também usar este roteiro. Ele vai ajudar você a levantar rapidamente informações importantes para aprofundar seus conhecimentos.

2. Alinhe os projetos do RH às estratégias e objetivos da empresa

Quanto mais seus projetos estiverem alinhados com a estratégia, mais fortes serão seus argumentos. Quanto mais eles contribuírem para o alcance dos objetivos e resultados, maiores serão as chances de aprovação. Ou seja, mostre os benefícios da sua proposta para o alcance desses objetivos.

Exemplo:

Se, por exemplo, estiver nos planos da empresa ampliar os negócios, abrir novas unidades, mostre como aquele programa de desenvolvimento de lideranças com uma série de treinamentos estruturados vai formar líderes para assumir a gestão das novas equipes e das novas unidades.

3. Mostre a relação entre o custo e o benefício dos projetos de RH

Os benefícios de um investimento devem ser maiores que os custos. Se você conseguir evidenciar isso, terá muito a seu favor. Em uma tabela de duas colunas, coloque na primeira o custo do projeto, e na segunda coluna, relacione todos os benefícios que o projeto proporcionará para a empresa. Quanto mais e maiores forem os benefícios, mais chances de conseguir aprovação e investimento você terá.

Exemplo

Se o projeto envolver a implantação de um sistema de gestão de desempenho, ele irá possibilitar a prática da meritocracia. E a meritocracia possibilita a identificação de profissionais com melhores desempenhos, assim como, evidencia aqueles que mais contribuem para os resultados organizacionais. Por fim, essa identificação orientará ações mais efetivas de reconhecimento, além do que, evitará um problema muito frequente nas empresas: o favoritismo!

Consequentemente, haverá maior engajamento dos profissionais de melhor desempenho e eles servirão como exemplo positivo para estimular os demais. Ou seja, esses profissionais que já apresentavam bons desempenhos vão melhorar ainda mais suas entregas. E melhores desempenhos significam maior produtividade e melhores resultados organizacionais. Maior engajamento significa maior retenção, que provocará a redução de turnover. Isto é, enumerando esses benefícios é possível justificar o custo do projeto.

4. Aposte na redução de custos

Se o projeto proposto provocar alguma redução de custos ou evitar um novo custo para a empresa, dê muita evidência a esse fato, uma vez que economias e reduções de custos são itens muito valorizados nas organizações, de maneira geral.

Tudo o que for proposto, se envolver redução ou economia de custos, será muito bem visto e recebido pela Diretoria da empresa. Redução de custos é tiro certeiro para aprovar projetos de RH!

Exemplo

Retomando o exemplo anterior, o engajamento e a retenção de bons profissionais possibilitarão a redução de turnover, e assim ocorrerá a redução dos custos com reposições de vagas. Desse modo, a definição de uma meta pesará muito a favor da aprovação do projeto. Ou seja, você pode propor uma meta de redução de turnover e de custo de reposição de profissionais, pois, no final, tudo isso vai causar impactos positivos nos custos gerais de Gestão de Pessoas. É um excelente argumento para aprovar projetos de RH!

Um segundo exemplo: a empresa apresenta alto crescimento e aumento significativo do quadro de colaboradores. Consequentemente, aumentará o volume de serviço do RH. Em vez de solicitar aumento da equipe, proponha um projeto de automação dos processos da área. Assim, é possível reduzir consideravelmente o volume de trabalho adicional, e o que é melhor, por um custo muito menor do que o custo de salário. Isto é, o projeto de automação terá muito mais chances de emplacar, se você defender com argumentos de economia de custos.

5. Conquiste aliados para os projetos de RH

Sempre há nas empresas pessoas mais evoluídas, que entendem o valor que o RH pode proporcionar. Geralmente, são líderes mais preparados que sabem que uma boa gestão de pessoas pode ajuda-los a extrair o melhor de suas equipes.

Sendo assim, envolva essas pessoas nos projetos e apresente seus argumentos. Solicite o apoio delas na defesa das suas propostas junto à Diretoria. Quanto mais pessoas influentes você tiver do seu lado, maiores serão as chances para você aprovar os projetos de RH.

6. Envolva a Diretoria nos projetos de RH

Por último, geralmente a Diretoria da empresa é quem tem a palavra final. Por isso é estratégico que ela esteja do seu lado. A Diretoria precisa entender o projeto e o retorno que ele pode proporcionar.  Caso contrário, o projeto pode até ser aprovado! Porém, as chances de sucesso são pequenas. Isso porque, se a Direção não apoiar a iniciativa, as lideranças e os colaboradores não vão se envolver. Assim, será grande a probabilidade do seu projeto perder valor e credibilidade.

Mas se você tiver feito a lição de casa cuidando dos passos anteriores, seu sucesso está próximo! Neste ponto terá fundamentos suficientes para montar uma bela apresentação, curta e objetiva. Dessa forma, poderá encantar a Diretoria e conquistar as aprovações necessárias.

Esperamos que essas dicas ajudem vocês na hora de defender seus projetos de Gestão de Pessoas e que você entre o ano novo cheio(a) de novos desafios!

Acesse aqui o infográfico com as 6 dicas para aprovar projetos de RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe