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Promoção de Colaboradores: 5 decisões equivocadas

agosto 1, 2020

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Uma das situações mais sensíveis no campo da Gestão de Pessoas são as decisões de promoção de funcionários. Isso porque elas afetam a autoestima e o bolso das pessoas, pois uma promoção, via de regra, vem acompanhada de aumento salarial.

Por essa razão, é preciso que essas decisões sejam respaldadas por fundamentos. Porém, nem sempre esses fundamentos são bem definidos. Consequentemente, os equívocos nas decisões de promoção são muito comuns nas organizações. Vamos abordar aqui os 5 principais:

1. Promoção por tempo de casa

O tempo de um colaborador na empresa costuma ser um fator que pesa muito nas decisões de promoção. No entanto, nem sempre os mais velhos de casa são os que mais merecem uma promoção. Muitas vezes, há pessoas que, apesar de estarem na empresa há menos tempo, produzem mais e melhor! E também apresentam um nível superior de competências nas três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes/comportamentos).

O tempo de casa pode ser considerado como critério adicional na tomada de decisão. Por exemplo, quando houver dois ou mais profissionais elegíveis para a promoção. Isto é, profissionais que apresentam as mesmas condições requeridas pelo cargo objeto da promoção. Nesse caso, é natural que o mais velho de casa seja promovido.

2 – Promoção por favoritismo

O problema do favoritismo é uma “doença” que acomete um número muito grande de empresas. Muitos são favorecidos por terem mais afinidade com a liderança. Outros por serem próximos do presidente. Outros por terem laços de parentesco ou amizade com alguém importante na hierarquia organizacional… Esses casos são muito comuns! Eles direcionam não só as decisões de promoção, mas as decisões de gestão de pessoas em geral. Incluem-se aí as decisões de salários, de treinamento, de reconhecimento, de desligamento, entre outras! Veja este vídeo com detalhes sobre o tema.

A decisão da promoção de funcionários nessas condições sofre forte influência de motivações pessoais. A decisão pode mostrar o poder de quem a toma. Pode servir para agradar a pessoa agraciada, para punir algum desafeto e outros tantos interesses. Porém, seja qual for a motivação o fato favorecer alguns em detrimento de outros é prejudicial, não só para os colaboradores, mas para a própria empresa!

3. Promoção para evitar um desligamento

Tomar a decisão de promoção de funcionário para evitar seu desligamento é realmente uma tentação! Principalmente quando bons colaboradores pedem demissão! Isso porque todos sabem que que dá muito trabalho encontrar profissionais qualificados, com perfil alinhado à cultura da empresa. Além disso, o desligamento de bons colaboradores sempre provoca rupturas de relacionamentos, interrupção de processos, de projetos. Isso é fato! No entanto, essa é uma medida que só deve ser tomada em casos muito especiais. Naqueles casos em que o profissional seja muito estratégico. Quando o desligamento dele gerar um custo estratégico alto para a empresa. Isso porque a mensagem passada para os que permanecem na empresa é: pedir desligamento é uma maneira de pressionar a empresa em troca de algo! Coisas assim criam um ambiente negativo. Além do que, tem a questão dos custos, pois as promoções sempre são acompanhadas de aumento de salário. São custos, que podem não estar previstos no orçamento.

4. Promoção de quem “chora” mais

Esse é outro erro muito comum. As pessoas que se expõem mais, que são mais articuladas na defesa dos seus interesses, aparecem mais! Consequentemente elas chamam mais a atenção das lideranças e dos tomadores de decisão na empresa. Mesmo sem que haja uma intenção explícita, as decisões acabam sendo influenciadas por essa pressão! Isso significa que as pessoas que aparecem mais tendem a ser mais e indicadas para oportunidades de promoção! Porém pode haver na equipe, pessoas mais produtivas e mais talentosas sendo esquecidas, pois elas não se expõem, não pressionam, não se exibem! Quem já não se sentiu desmotivado ou assistiu alguém se desmotivar ao ver uma pessoa ser promovida sem merecer? Quem perde no final é a empresa!

5. Promover com base na percepção

A promoção de funcionários com base na intuição e na percepção é outra decisão equivocada. Embora muitos saibam que a percepção sempre sofre a influência de vieses subjetivos, muitos ainda ignoram! Muitos ainda não se deram conta do quanto as percepções podem não corresponder à realidade. Por isso, infelizmente, as decisões baseadas unicamente em percepções, opiniões e sentimentos ocorrem com muita frequência. Muitas vezes existe uma falsa impressão de estar tomando a decisão com base em dados. Porém esses dados, nada mais são do que o resultado de processos de avaliação subjetivos. E processos de avaliação subjetivos são uma realidade em um número muito grande de empresas!

Como evitar decisões erradas na promoção de funcionários?

A única forma de evitar esses erros na promoção de funcionários é estabelecer regras e critérios mais objetivos e justos. Critérios que possam dar mais segurança e clareza para orientar as decisões. Não só as decisões de promoção, mas decisões de salário, de reconhecimento… Na verdade, critérios mais objetivos e justos devem orientar praticamente todas as decisões de gestão de pessoas.

Esses equívocos nas decisões só podem ser evitados se as regras e critérios estiverem fundamentados por um bom plano de cargos e salários e por um sistema eficaz de gestão de desempenhos e competências!

Uma boa base de people analytics é necessária para decisões mais justas e meritocráticas!

Denise Lustri

CEO da Cohros. Mestre em Administração FEA/USP

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