Como fazer Gestão de Pessoas com foco em resultados

Gestão de pessoas com foco em resultados P
Aprenda como se superar na gestão de pessoas e alcançar todos os resultados organizacionais desejados através da leitura deste artigo. Vem!

Fazer Gestão de Pessoas com foco em resultados não é um desejo recente das empresas. No entanto, pouquíssimas conseguem alcançar esse nível, no que se refere aos processos e práticas de RH e atuação das lideranças!

Antes de começar, é preciso ter consciência de que o resultado da empresa depende dos resultados das pessoas que trabalham nela! Por isso, os objetivos e os resultados a serem alcançados devem ser conhecidos e compreendidos por todos!

Objetivos compartilhados

Nesse sentido, empresas são comunidades formadas por pessoas das mais diversas personalidades, idades, perfis profissionais, níveis educacionais, ocupando as mais diversas posições, incluindo aí os empreendedores.

No entanto, apesar de todas as diferenças, todos estão ali para trabalhar juntos pelos objetivos da empresa. Por isso eles devem ser conhecidos e compartilhados por todos. Só assim, as pessoas poderão atuar para cumprir o compromisso da empresa com o mercado! O compromisso de produzir um produto ou oferecer um serviço, que irá satisfazer a necessidade ou o desejo de alguém. Tudo isso respeitando princípios e valores, que costumam envolver o respeito ao outro, os direitos humanos, as leis, o meio ambiente.

Além da “missão, visão e valores”

Muitas empresas tentam expressar e disseminar seus propósitos através da tríade “missão, visão e valores“. Mas eu quero chamar a atenção sobre uma outra missão, que vem antes do compromisso da empresa com o mercado. A missão que possibilitará garantir a satisfação de necessidades e desejos dos empreendedores –  aqueles que os motivam a investir na criação de um negócio, e as necessidades e desejos dos trabalhadores – aqueles que os motivam a buscar trabalho em uma empresa.

Essa missão é a de gerar resultados positivos, gerar lucro, ser rentável, ser capaz de crescer e se desenvolver. Só assim a empresa poderá prover recursos que beneficiarão empreendedores e trabalhadores.

Relação ganha-ganha

Empresários e colaboradores querem as mesmas coisas!

Quando se analisa porque as pessoas empreendem, ou porque buscam trabalho em uma empresa, é fácil concluir que, no fundo, elas querem as mesmas coisas. Por obvio querem as mesmas coisas, porém, com prioridades e ênfases diferentes. E quais seriam essas coisas?

  • Satisfazer as necessidades básicas,
  • Garantir o sustento e a segurança da família,
  • Construir um patrimônio,
  • Fazer algo útil e importante,
  • Alcançar satisfação pessoal e realização profissional,
  • Adquirir bens,
  • Etc.

Se todos trabalharem para o resultado e o crescimento da empresa, todos podem ganhar. Uma empresa saudável, rentável e composta por pessoas satisfeitas será capaz de atender melhor as demandas de seus clientes. Terá mais sucesso no mercado. Assim, vai produzir mais resultados, crescer e se desenvolver. Um círculo virtuoso!

Gestão de Pessoas com foco em resultados

Por isso tudo, os objetivos e a necessidade de gerar resultados não devem ficar concentrados na alta cúpula. Isto é, devem ser comunicados, disseminados, explicados e entendidos por todas as camadas da estrutura organizacional. Do topo às bases! Devem estar na consciência de todos!

Isso demanda uma gestão eficaz da empresa, que passa obrigatoriamente pela gestão eficaz das pessoas. O que significa que demanda também programas alinhados, políticas e regras claras e compartilhadas. Além disso, requer um bom plano de comunicação de metas e foco na execução. Ou seja, demanda uma gestão integrada!

Gestão integrada

Uma gestão integrada demanda pensamento sistêmico, no qual as pessoas se enxergam como parte de um só corpo. Uma Gestão integrada é aquela capaz, não só de conscientizar todos sobre a parte que cabe a cada um, mas também de garantir que cada um faça sua parte rumo ao alcance dos objetivos coletivos. É aquela capaz de promover a criação de relações ganha-ganha entre empresas e colaboradores. Relações pautadas pela ética e meritocracia. Uma gestão que promove o sucesso das empresas e das pessoas que trabalham nela.

Os mesmos resultados positivos que garantem o retorno do investimento do empresário ou do acionista são os que garantem o salário e o emprego dos trabalhadores. Tudo isso nos leva a uma outra necessidade, cuja deficiência reina em grande parte das empresas: as lideranças não são preparadas para fazer gestão de pessoas. Que dirá para fazer gestão de pessoas com foco em resultados!

Lideranças preparadas

Lideranças preparadas são profissionais que compreendem os propósitos organizacionais. Que disseminam esses propósitos para suas equipes, que criam significado para o trabalho das pessoas. Dessa forma, contribuem para o desenvolvimento de uma proposta de valor para as pessoas. Em outras palavras, atuam para a criação do “employee value proposition“.

São profissionais que compreendem a estratégia do negócio! Além disso, são capazes de desdobrar a estratégia organizacional em planos e metas para a equipe liderada.

São capazes de gerenciar os desempenhos dos liderados. São hábeis para apoiar, orientar e dar feedbacks constantes, atuando para o desenvolvimento do time. Têm habilidade de engajar a equipe para o alcance de metas e objetivos. Conseguem extrair dos liderados a sua melhor performance.

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