Gestão Estratégica de Pessoas

Employee Value Proposition, por que e como desenvolver?

maio 4, 2019
Tempo de leitura 5 min

O que é Employee Value Proposition? Quais benefícios o seu desenvolvimento pode trazer para uma empresa? Essa é uma questão que atrai cada vez mais atenção das empresas!

Employee Value Proposition, ou EVP, é a proposta de valor que uma empresa oferece aos seus colaboradores. Essa proposta de valor deve estimular a fidelização das pessoas em relação à organização na qual trabalham. Além disso, deve ser capaz de atrair profissionais no mercado que sejam alinhados ao negócio. Pessoas que se enquadrem no perfil da organização, que se encaixem no “fit cultural”.

Os valores que uma empresa oferece aos colaboradores não é uma coisa nova! Há muito tempo que se discute no contexto corporativo que, o que trabalho representa para as pessoas vai muito além do salário.

Há tempos também já se sabe que as pessoas mudam de emprego, muitas vezes para ganhar menos, em troca de um bom clima de trabalho. Também fazem isso por melhores oportunidades de desenvolvimento e evolução na carreira. Cada vez mais, as pessoas buscam uma cultura mais alinhada ao seu perfil e trocam salário por mais qualidade de vida.

Na verdade, toda empresa tem um conjunto de aspectos que pode (ou não) promover a atração, engajamento e retenção de profissionais. Esse conjunto de aspectos deveria ser ponto da atenção dos responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização.

Proposta de valor – itens que compõem um EVP

Vários itens podem compor uma proposta de valor. Entre os mais comuns estão:

Cultura, princípios e valores organizacionais

Condições de trabalho

Oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento

Oportunidades de crescimento de carreira

Qualidade de vida

Clima organizacional

Identidade de propósitos

Qualidade do relacionamento com as lideranças

Qualidade das relações internas

Autonomia / empoderamento

Valor dos produtos ou serviços para os clientes

Reputação e imagem da empresa no mercado

Poder da marca

E…. salários e benefícios.

Junte tudo isso e voilà o EVPEmployee Value Proposition: uma proposta de valor capaz de atrair e engajar profissionais alinhados ao perfil da empresa. Capaz de estimular a produtividade e o bom desempenho das pessoas. Esses itens podem parecer comuns. Porém, forem combinados e efetivamente praticados ganharão força multiplicada.

EVP – Employee Value Proposition: porque uma empresa deve adotar?

Porque a empresa vive de resultados. Porque seus resultados são afetados pelo desempenho dos seus colaboradores. Porque a atração e fidelização de colaboradores alinhados à cultura organizacional potencializa a execução da estratégia. Consequentemente, potencializa o atingimento de resultados. Além disso facilita a gestão de desempenhos das pessoas. Isso porque o fit cultural propicia uma relação mais harmoniosa e saudável entre empresas e colaboradores. Promove um clima organizacional mais propenso à produtividade, tornando mais fácil a gestão dos desempenhos humanos e o alcance dos objetivos organizacionais.

Por essas razões, contar com uma proposta de valor para atrair e reter talentos vem ganhando peso na estratégia de Gestão de Pessoas. 

EVP – simples conceituar e compreender. Complexo para criar!

Não adianta a empresa montar um pacote de valores e benefícios para compor seu EVP, se tudo isso não estiver presente no seu cotidiano. Se a empresa quiser criar vantagem competitiva, tudo isso deve fazer parte das suas práticas e da sua cultura.

É importante deixar claro também que não se trata de montar um pacote de benefícios (prêmios, eventos, festas de integração, horário flexível etc.). Esses itens são facilmente copiados por concorrentes. É preciso desenvolver fontes de valor que não sejam facilmente reproduzidos.

O EVP deve estar refletido na cultura, no clima organizacional, nas relações internas. Deve também estar presente na prática dos princípios e valores e nos propósitos da empresa. Por isso não se cria Employee Value Proposition da noite para o dia, sob pena de se resumir a um mero discurso ou um plano pró forma que não se verifica na prática.

Se a empresa criar um pacote de oferta de valor que não se reflete na realidade, não colherá bons frutos. Além disso, o risco de ter sua imagem arranhada é alto. Isso ocorre pela facilidade de compartilhamento e disseminação de informações típica dos dias atuais.

O poder tradicional sobre a comunicação está em xeque.

As redes e mídias sociais vem tomando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Isso ocorre muito em função da crise de credibilidade das instituições, principalmente no Brasil. Os canais tradicionais que detinham o poder sobre a comunicação perderam espaço para pessoas comuns.

Se antes as pessoas compartilhavam suas experiências profissionais com parentes e amigos mais próximos, agora compartilham virtualmente. Hoje, para as empresas serem expostas na web, basta um clique! Culturas, relações internas, clima organizacional são facilmente expostos em redes sociais e sites especializados. E mais, são rapidamente compartilhados entre milhares de pessoas. Alcançam muita, mas muita gente, ao mesmo tempo.

EVP – O poder de atrair e reter talentos

Em meio a uma oferta escassa de pessoas qualificadas, cada vez mais empresas se dão conta do valor do Employee Value Proposition. A criação do EVP potencializa a atração de pessoas alinhadas ao perfil e aos propósitos da empresa. Além disso, faz o colaborador recusar outras propostas de emprego, permanecer na empresa e ter vontade de dar o seu melhor para a organização.

Nesses tempos de disputa acirrada por talentos, por profissionais de alta performance, contar com um bom EVP aumenta o poder da empresa tanto no campo do engajamento, da retenção dos colaboradores, quanto no campo da atração de bons profissionais no mercado.

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Denise Lustri, CEO da Cohros

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