Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

Saiba como implantar a cultura do feedback nas empresas!

Para desenvolver a cultura do feedback, é necessário que ele seja natural e faça parte do cotidiano da empresa. Neste artigo, compartilhamos as principais ações que orientam o desenvolvimento dessa cultura! Boa leitura!
Tempo de leitura 6 min

Por que é importante desenvolver uma cultura do feedback nas empresas?

Sabemos bem que ser chamado para um feedback pode causar tensão e ansiedade. Isso ocorre, na maioria das empresas, porque não é comum se cultivar a cultura do feedback. No entanto, é importante que líderes e liderados entendam que o feedback é um recurso poderoso para promover o desenvolvimento e melhorar a performance das pessoas.

Basicamente, o feedback é o retorno que você dá a alguém sobre o que está indo bem ou o que precisa melhorar. É necessário um diálogo franco, visando o crescimento do avaliado. Entre as principais vantagens de fazer com que essa prática se torne habitual na organização estão: a promoção de transparência de ideias e expectativas, a ajuda aos colaboradores na superação de seus limites, a facilitação do reconhecimento e o desenvolvimento de talentos.

Mas para desenvolver a cultura do feedback, e incorporá-la à cultura organizacional, é preciso um tratamento sistêmico do tema. Por isso, compartilhamos aqui as principais ações que orientamos para o desenvolvimento dessa cultura:

Preparo das Lideranças

Para criar uma cultura de feedback exemplar, é importante cuidar para que todos os gestores saibam se posicionar e orientar suas equipes. É preciso realizar treinamentos e desenvolver as lideranças, para que façam uma boa Gestão de Pessoas!

Além de cuidar do treinamento e desenvolvimento dos líderes, é preciso dar a eles ferramentas adequadas para que possam efetivamente liderar e gerenciar suas equipes.

De uma maneira geral, ao observarmos o RH e todas as mudanças sofridas com o decorrer dos anos, podemos perceber que investir nas principais tendências do mercado é uma maneira eficiente de progredir. Aqui entra o papel da tecnologia! Sistemas adequados permitem que os líderes registrem os feedbacks e suas orientações. Esses registros vão gerar analytics que orientam o RH no planejamento e implantação de ações de desenvolvimento. Isso contribuirá para que as lideranças extraiam o melhor dos seus liderados.

Preparo dos colaboradores

Outro ponto importante para formar a cultura de feedback é preparar os colaboradores para que entendam o feedback como uma coisa boa para o seu desenvolvimento. Para isso, o RH deve começar a trabalhar essa ideia com os novos contratados o mais cedo possível. Deve promover o sentimento de que o feedback é uma coisa positiva e benéfica. Nesse sentido, o processo de onboarding é uma excelente oportunidade para tratar o feedback como um processo natural na empresa.

Outra prática que ajuda é estimular as pessoas darem feedback uma para as outras. Aqui na Cohros, por exemplo, damos e recebemos feedbacks dos colegas de trabalho, não somente das lideranças. Inclusive, estimulamos as pessoas a dar feedback para seus gestores também. Além disso todos podem solicitar feedback para quem quiserem.

Dessa forma, o RH vai alimentando a cultura onde o feedback não é um bicho de sete cabeças. É uma ação normal, e esperada, como uma atividade importante da liderança.

Acordo de metas e expectativas

Um dos pontos que sustentam o feedback, seja uma orientação de melhoria ou de elogio, é a consiência sobre o que a empresa espera de cada colaborador. Quando isso fica claro, o feedback é melhor recebido. Por isso, o acordo de metas e expectativas é tão importante para implantar uma cultura de feedback na empresa.

Para grantir que o acordo aconteça de fato, a empresa pode criar um ritual. Pode definir que o acordo ocorra todo ano, para combinar com os liderados as metas que deverão alcançar. Além disso, sempre que a empresa contratar um novo colaborador esse acordo deve acontecer, assim, ninguém fica de fora.

Sobre os rituais, é comprovado que são recursos poderosos para o desenvolvimento da cultura organizacional.

Acompanhamento e orientações

Somente comunicar as metas  aso liderados não é suficiente. Isso significa que as lideranças precisam acompanhar de perto as atividades da equipe. Esse acompanhamento permite que o líder identifique as necessidades de orientação. Dessa forma, através de feedbacks individuais e coletivos, o líder promove o desenvolvimento da equipe. Além do que poderá fazer com que uns aprendam com os outros.

O RH pode considerar as reuniões de acompanhamento e o feedback na avaliação de desempenho dos líderes. Com isso, processo de acompanhamento e feedbacks vai se tornando uma coisa normal na empresa. Essas medidas promovem um clima de maior credibilidade e segurança. Isso porque as pessoas recebem feedbacks com mais frequência sobre como está indo o seu trabalho.

Gestão do Clima Organizacional

Um bom clima organizacional contribui muito para a motivação dos colaboradores e, consequentemente, para sua produtividade.

Fica muito mais simples dar feedbacks para alguém quando o ambiente é favorável, porque as pessoas ficam mais receptivas. No entanto, é absolutamente normal que os colaboradores fiquem nervosos, tensos ou ansiosos em situações que precisam receber um feedback. Para amenizar a tensão, é preciso que as pessoas sintam que o feedback é um recurso de desenvolvimento, mesmo quando se trata de uma crítica.

Para que o feedback ocorra em um ambiente emocional que favoreça o desenvolvimento das pessoas, é muito importante cuidar do clima organizacional.

Ações de desenvolvimento pós feedback

Aqui na Cohros, os feedbacks podem ser classificados de feedback de elogio e feedback de melhoria. Para todos os feedbacks de melhoria, as lideranças precisam definir o FCA: fato, causa e ação. Pois, se existe algo a ser melhorado, esses três pontos precisam ficar claros:

Fato: Qual foi a situação que evidenciou a necessidade de orientação e feedback?

Causa: Qual foi a causa? Normalmente, quando a gente percebe um desempenho que precisa ser melhorado deve haver uma causa a ser trabalhada.

Ação: o que deve ser feito para tratar a causa e melhorar o desempenho?

Vejamos um exemplo de feedback estruturado com FCA que um Gerente de Compras deu para um liderado:

Fato: conflitos relacionados ao processo de compra com pessoas de outras áreas.

Causa:  as pessoas não conheciam as regras da política de compras. Em virtude disso, houve falha de comunicação.

Ação: fazer o treinamento de comunicação na Universidade Corporativa. Fazer uma reunião com os envolvidos para explicar as regras da política de compras. Esclarecer dúvidas e dar as orientações necessárias a fim de evitar problemas futuros.

Apontar as causas e as possíveis soluções deve fazer parte do processo. Quanto mais alinhadas estiverem as causas e ações, mais efetiva será a correção do problema. Isso posto, monitorar as competências de cada liderado cria condições para maximizar o desempenho da equipe e da organização.

Acompanhamento

Mas a coisa não termina por aí! Depois disso, o gestor deve acompanhar para garantir que as orientações sejam cumpridas.

Novamente neste ponto a tecnologia tem um papel importante! A automação dos processos propicia a obtenção métricas importantes para orientar os planos e ações de Gestão de Pessoas. Existem sistemas que permitem o registro dos feedbacks, das orientações de desenvolvimento. Sistemas que e controlam automaticamente o efetivo cumprimento das ações recomendadas, economizam tempo e facilitam o processo.

O que achou deste texto sobre a cultura de feedback? Ele te ajudou de alguma forma? Que tal mostrar para os seus amigos o que você acabou de conhecer? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que eles também percebam a importância de tratar desse assunto nas empresas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email