Gestão Estratégica de Pessoas

Inbound recruiting: entenda o que é e como utilizar essa estratégia na sua empresa

agosto 21, 2019
inbound recruiting - atração de talentos
Tempo de leitura 6 min

Para entender o que é inbound recruiting, é preciso entender a importância do marketing para a empresa.

Você sabe como o marketing é importante para a atração de clientes, não é mesmo? Mas já pensou que os colaboradores e os profissionais disponíveis no mercado também podem ser considerados como um tipo de cliente do negócio?

É aí que entra o conceito de inbound recruiting! Ele é uma nova forma de se relacionar com os talentos, de forma a atraí-los para a sua organização. Isso aumenta as suas chances de contratar profissionais extremamente capacitados e de potencializar os resultados da sua empresa como um todo!

Leia este artigo e entenda o que é e como utilizar o inbound recruiting na sua empresa.

Afinal, o que é o inbound recruiting?

Você já sabe que os seus colaboradores são o bem mais valioso da empresa. Afinal, são eles que geram os resultados que levam a organização ao sucesso. Mas o que você ainda não sabe é que eles se comportam de maneira semelhante aos seus clientes. Eles estabelecem uma relação de troca com o negócio, buscando benefícios e reconhecimento.

É aí que surge o conceito de inboud recruiting. Esse termo deriva do inbound marketing. Uma estratégia de atração de clientes por meio de técnicas, como marketing de conteúdo, posicionamento em sites de busca e utilização das redes sociais.

O relacionamento começa antes do recrutamento

Com o inbound recruiting, o relacionamento entre a empresa e os talentos do mercado começa antes do processo seletivo. Para que isso aconteça de maneira efetiva, é preciso gerar informações relevantes para esse público. Atraídos pelos conteúdos de valor, eles são atraídos para a empresa, buscando por oportunidades de carreira. Dessa forma, você pode começar a trabalhar o employee value proposition, antes mesmo da contratação.

Assim sendo, essa estratégia exige que você entenda quem é o colaborador ideal para a sua empresa e o perfil desejado. A partir disso, você cria uma série de formas de interagir com essas pessoas, mesmo antes de ter vagas abertas, despertando o desejo de fazer parte da sua equipe.

Quais os benefícios do inbound recruiting para a empresa?

O inbound recruiting oferece uma série de benefícios para a empresa como um todo. É Entenda agora a importância desse processo!

Maior adequação dos currículos

Ao implementar o inboud recruiting, você inicia uma relação com as pessoas que têm o perfil desejado pela sua empresa antes mesmo de ter vagas abertas. Dessa forma, ao iniciar o processo seletivo, as chances de receber currículos totalmente adequados às suas necessidades aumentam.

Menos gasto com o recrutamento

O processo seletivo exige recursos e esforços da equipe de RH, o que gera gastos para a organização. Porém, ao investir no inbound recruiting, em vez de você ir atrás dos talentos, eles vão buscar a sua empresa de forma ativa. Dessa forma, há uma grande economia de recursos e de tempo da sua equipe de RH para encontrar o profissional ideal para a vaga.

Fit cultural entre os candidatos e a empresa

O inbound recruiting exige que você crie estratégias destinadas a pessoas que compartilham valores e comportamentos. Pessoas que sejam, alinhadas à cultura da sua empresa. Isso é essencial para que o novo profissional se adapte ao ambiente de trabalho e apresentem uma boa performance. Dessa forma, o inbound recruiting atrai aqueles talentos que demonstram grande fit cultural com a sua organização.

Aumento das chances de um recrutamento bem-sucedido

O grande objetivo do seu processo seletivo é contratar um profissional adequado às demandas da organização, que agregue valor ao negócio. A qualidade da contratação será refletida em performances diferenciadas, facilitando a gestão do desempenho das pessoas e da empresa. Com o inbound recruiting, as chances de sucesso aumentam, uma vez que, desde antes do início do processo, sua empresa já mantém uma relação com esses profissionais e desperta o interesse deles.

Como aplicar o inbound recruiting?

Agora que você já sabe o que é e a importância do inbound recruiting para a sua empresa, é hora de entender como realizá-lo. Confira aqui algumas dicas valiosas para iniciar o processo!

Entenda o perfil profissional ideal

O primeiro passo para o sucesso do inbound recruiting é entender muito bem quais são os profissionais que você deseja atingir. Portanto, comece traçando o perfil do colaborador ideal para a sua empresa. Além de definir o perfil nas três dimensões da competência, formação e vivência requerida, aproveite para também entender quais são os valores compartilhados pela organização.

Esteja presente nas redes sociais

Os talentos da sua empresa interagem com diversas organizações por essas plataformas. Portanto, se você quer atraí-los por meio do inbound recruiting, é essencial que esteja presente nas redes sociais.

Assim sendo, identifique aquelas redes que são utilizadas pelo perfis de talentos com os quais você deseja se relacionar e comece a interagir por meio dessas plataformas. Crie um perfil da sua empresa e compartilhe conteúdos relevantes para esse público, assim como informações sobre a sua cultura empresarial. Muito importante também, pensar no alinhamento das pessoas com a missão, visão e valores.

Crie conteúdos relevantes

Os profissionais com os quais você deseja interagir buscam por determinado tipo de conteúdo online, principalmente no momento de encontrar a melhor organização para trabalhar. Portanto, aproveite para criar e divulgar conteúdos relevantes para essas pessoas, de forma a mostrar como a sua empresa se alinha aos objetivos profissionais e necessidades delas.

Mostre os benefícios de fazer parte do time

Também é importante que você mostre quais são os benefícios de fazer parte do seu time, como formas de reconhecimento dos colaboradores e oportunidades de carreira que você oferece. Dessa maneira, você já começa a atrair os melhores talentos para a sua organização, mostrando como pode ajudá-los a alcançar o sucesso profissional.

Divulgue bem suas vagas

Por fim, não adianta apenas atrair os talentos antes da abertura do processo seletivo. O inbound recruiting exige que você também desenvolva estratégias eficientes de conversão, ou seja, para efetivamente transformar esses profissionais do mercado em candidatos do processo seletivo e, posteriormente, em colaboradores do negócio.

Portanto, descubra a melhor forma de divulgar as suas vagas a fim de atraí-los para a empresa. Para isso, utilize sites de recrutamento nos quais esses profissionais estejam presentes. Até mesmo as redes sociais utilizadas por esse público são boas ferramentas para divulgar as suas vagas.

Estratégia de atração

O inbound recruiting é uma estratégia extremamente eficiente para atrair os melhores talentos do mercado para a sua empresa. Por meio dele, você é capaz de montar um time de profissionais extremamente capacitados e com grande fit cultural, capazes de agregar valor à sua empresa e potencializar o seu sucesso!

Atraindo os profissionais mais alinhados com a empresa é contratação de qualidade na certa! Depois de uma boa contratação, cuide de oferecer um bom processo de onboarding para promover a integração do novo membro da equipe à comunidade organizacional.

Quer descobrir novas formas de melhorar os processos de RH da sua empresa? Então, aproveite e leia nosso próximo artigo para entender os benefícios da automação de RH!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário