Cargos e Salários

Implantar Cargos e Salários: 7 benefícios e vantagens!

janeiro 3, 2020
Tempo de leitura 5 min

Antes de falar sobre os benefícios e vantagens de implantar um plano de cargos e salários, vamos pensar em alguns pontos de reflexão. São questionamentos muito frequentes entre as pessoas no contexto organizacional.

  1. Por que uns ganham mais e outros menos?
  2. Por que uns são promovidos e outros são esquecidos na função?
  3. Por que uns recebem aumento de salário e outros não?
  4. Como evoluir na carreira?
  5. O que é preciso fazer para ter reconhecimento?
  6. Por que só alguns são favorecidos?
  7. Meu salário está alinhado ao mercado?

Onde não existe um plano de cargos e salários, que seja bem estruturado, com políticas, regras e critérios, todas essas questões passam pela cabeça dos colaboradores. E tudo isso impacta diretamente o clima organizacional, tira a energia, desestimula e afeta a motivação das pessoas. Consequentemente, caem o foco no trabalho e a produtividade. Daí vem o primeiro benefício de estruturar um bom plano de cargos e salários – o equilíbrio interno.

1. Equilíbrio Interno

Quando a empresa não tem critérios para definir os salários dos colaboradores, as diferenças salariais provocam sentimentos de injustiça, além dos problemas de favoritismo. Isso também afeta o clima organizacional, prejudica a produtividade das pessoas e aumenta o turnover. Implantar um plano de cargos e salários bem formatado aumenta a confiança dos colaboradores, pois permite que a empresa justifique as diferenças salariais, mantendo o equilíbrio interno.

2. Equilíbrio Externo

Implantar um plano de cargos e salários bem estruturado promove o equilíbrio externo.

O equilíbrio externo diz respeito à relação entre os salários pagos pela empresa aos seus colaboradores e os salários do mercado. Isso significa que implantar cargos e salários permite que a empresa mantenha sua política de remuneração alinhada às práticas de mercado.

Quando a empresa não promove esse alinhamento, corre o risco de estar pagando mais que o necessário. Isso significa desperdício de recursos. Por outro lado, pode estar pagando menos que o mercado. Essa situação pode dificultar a atração de talentos e aumentar o risco de perda de bons profissionais. E hoje, por meio da internet, é muito fácil para um profissional identificar a média de salarial de mercado para cargos similares ao seu.

3. Base para todos os subsistemas de RH

A implantação de cargos e salário, por definir a estruturação de cargos e a descrição das funções, cria base para praticamente todos os processos de RH.

Política de remuneração

Fornece subsídios para a política de remuneração, uma vez que organiza os cargos por graus de complexidade e orienta a prática de salário fixo e variável.

Gestão de Carreira

Orienta a gestão de carreira, porque evidencia os degraus entre os cargos da hierarquia organizacional.

Gestão de Desempenho

Orienta o processo de gestão de desempenho, porque possibilita a definição dos desempenhos esperados de cada cargo.

Gestão de Competências

Orienta também a gestão de competências, porque define as competências requeridas de cada um, para executar as funções e gerar resultados.

Recrutamento e Seleção

Forma base para recrutamento e seleção, pois deixa claro o perfil profissional requerido para cada cargo.

Portanto, a estrutura de cargos, descrição de funções, desempenhos e competências, bem como a pontuação dos cargos constituem pilares que vão muito além do plano de cargos e salários.

4. Redução de riscos trabalhistas

Um bom plano de cargos e salários, consistente e bem construído, previne riscos trabalhistas.

Para que a prevenção de riscos seja real, é muito importante criar política salarial consistente, com regras e critérios bem definidos. Outra coisa importante é gerenciar efetivamente o sistema, praticando o que foi estabelecido. 

Adicionalmente, é preciso atualizar o plano de cargos e salários e fazer adequações sempre que necessário. Dessa forma, a empresa cria uma base consistente de prevenção de riscos. Cria também uma base sólida de defesa, em situações de litígios trabalhistas.

5. Orientação de carreira

Um bom plano de cargos e salários orienta evolução de carreira, porque ele organiza a estrutura de cargos. Evidencia as três questões essenciais da Gestão de Pessoas: o que cada um deve fazer, o que cada um deve entregar e o que cada um deve saber, em cada degrau da carreira.

Dessa forma, mostra o caminho do crescimento profissional. Além disso permite que cada colaborador possa se preparar para as oportunidades de ocupar níveis mais elevados na pirâmide organizacional.

6. Melhoria do clima organizacional

O plano de cargos e salários envolve a adoção de uma política com regras e critérios claros. Isso propicia a compreensão das pessoas sobre as diferenças salariais. Além disso, a hierarquia de cargos cria uma visão de carreira. A existência de regras e o cumprimento delas promove um ambiente mais confiável, que favorece o clima organizacional.

Regras e critérios bem estabelecidos tornam o ambiente mais seguro. Isso melhora a satisfação dos colaboradores e melhora o Clima Organizacional.

7. Estímulo à produtividade

Se um implantar um plano de cargos e salários promove a motivação e melhora o clima, consequentemente estimula a energia e a produtividade das pessoas. Isso é muito bom para todos. Ganham os empresários e acionistas, as lideranças, o RH e os colaboradores!

O que custa mais caro? Implantar ou não implantar cargos e salários ?

Considerando tudo isso, o que custa mais caro? Implantar ou não implantar um bom plano de cargos e salários? Com certeza, custa mais caro não implantar!

Diante desses benefícios e vantagens, não dá para ignorar o valor da estruturação de um bom plano de cargos e salários. Então, mãos a obra!

Ao contrário do que muita gente pensa, não é tão complicado implantar cargos e salários! Já foi muito complicado! Porém, com a ajuda da tecnologia, nós automatizamos toda aquela parte de cálculos estatísticos, tornando o processo muito mais simples. Se quiser ver como funciona, será um prazer apresentar a você.

Fale com um dos nossos consultores

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário