Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

Porque implantar Cargos e Salários: 7 benefícios e vantagens!

A Gestão de Cargos e Salários é um dos principais subsistemas de gestão de pessoas. Ele traz muitos benefícios e vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Leia este artigo e saiba o que a sua empresa pode ganhar com essa prática!
Tempo de leitura 5 min

Antes de falar sobre os benefícios e vantagens de implantar um plano de cargos e salários, temos alguns pontos de reflexão. Existem alguns questionamentos muito frequentes entre as pessoas no contexto organizacional:

  1. Por que uns ganham mais e outros menos?
  2. Como evoluir na carreira?
  3. Por que uns são promovidos e outros são esquecidos na função?
  4. O que é preciso fazer para ter reconhecimento?
  5. Por que uns recebem aumento de salário e outros não?
  6. Meu salário está alinhado ao mercado?
  7. Por que só alguns são favorecidos?

Onde não existe um plano de cargos e salários estruturado todas essas questões passam pela cabeça dos colaboradores. Esses pensamentos tiram a energia, desestimula e afeta a motivação das pessoas. Como resultado, impactam diretamente o clima organizacional. E assim, temos uma diminuição do foco no trabalho e da produtividade.

Daí vem o primeiro benefício de estruturar um bom plano de cargos e salários – o equilíbrio interno.

1. Promoção de equilíbrio interno

Quando a empresa não tem critérios para definir os salários dos colaboradores, as coisas ficam nebulosas. As diferenças salariais provocam sentimentos de injustiça. Uma das consequências é o favoritismo. Por isso, afeta o equilíbrio interno. Além do que, prejudica a produtividade das pessoas e aumenta o turnover.

Por outro lado, quando a empresa conta com um plano de cargos e salários, a situação é outra. Isto é, o plano permite que a empresa justifique as diferenças salariais, mantendo o equilíbrio interno. Como resultado, aumenta a confiança dos colaboradores na empresa.

2. Promoção de equilíbrio Externo

Implantar um plano de cargos e salários bem estruturado promove o equilíbrio externo.

O equilíbrio externo diz respeito à relação entre os salários pagos pela empresa e os salários do mercado. Isto é, o plano cargos e salários permite o equilíbrio entre os salários internos e as práticas mercadológicas.

Quando a empresa não promove esse alinhamento, corre o risco de estar pagando mais que o necessário. Ou seja, está desperdiçando recursos. E por outro lado, pode estar pagando menos que o mercado. E essa situação pode dificultar a atração de talentos e aumentar o risco de perda de bons profissionais. Principalmente, porque hoje é muito fácil a média de salarial de mercado. A tecnologia facilitou muito a busca dessa informação.

3. Eficácia da gestão de carreira e remuneração

O plano de de cargos e salários se fundamenta na estrutura de cargos, bem como na descrição das funções. Dessa forma, orienta a gestão de carreira, pois evidencia os degraus entre os cargos da hierarquia organizacional.

O plano também permite que a empresa faça uma gestão mais efetiva da remuneração. Em outras palavras, isso significa maior controle do custo de folha de pagamento.

Isso porque uma das etapas da implantação envolve a definição da política de remuneração e carreira. Isto é, um conjunto de regras e critérios que orienta a prática de salário fixo e variável.

4. Redução de riscos trabalhistas

Um plano de cargos e salários, se for consistente e bem construído, previne riscos trabalhistas. Entretanto, para que isso aconteça, é muito importante criar uma política salarial consistente, com regras e critérios bem definidos. Assim como, é importante gerenciar efetivamente o sistema, praticando o que foi estabelecido. 

Adicionalmente, é preciso atualizar o plano de cargos e salários e fazer adequações periódicas. Afinal, a empresa está sempre passando por mudanças e evolução. Dessa forma, a empresa cria uma base consistente de prevenção de riscos. Além disso, também forma uma base sólida de defesa, em situações de litígios trabalhistas.

5. Orientação do desenvolvimento dos colaboradores

Um bom plano de cargos e salários orienta a evolução de carreira, porque ele organiza a estrutura de cargos. Isto é, evidencia as três questões essenciais da Gestão de Pessoas. Essas questões são: o que cada um deve fazer, o que cada um deve entregar e o que cada um deve saber, em cada degrau da carreira.

Dessa forma, mostra o caminho do crescimento e desenvolvimento profissional. Além disso permite que cada colaborador possa se preparar para as oportunidades de ocupar níveis mais elevados na pirâmide organizacional.

6. Melhoria do clima organizacional

O plano de cargos e salários envolve a adoção de uma política com regras e critérios claros. Principalmente, porque a ideia é propiciar a compreensão das pessoas sobre as diferenças salariais. E também criar um sentimento de evolução de carreira através da hierarquia de cargos. Sendo assim, a existência de regras e o cumprimento delas promove um ambiente mais confiável, que favorece o clima organizacional.

Regras e critérios bem estabelecidos tornam o ambiente mais seguro. Isso melhora a satisfação dos colaboradores e consequentemente o Clima Organizacional.

7. Estímulo à produtividade

Se um implantar um plano de cargos e salários promove a motivação e melhora o clima. Consequentemente, estimula a energia e a produtividade das pessoas. Isso é muito bom para todos. Ganham os empresários e acionistas, as lideranças, o RH e os colaboradores!

O que custa mais caro? Implantar ou não implantar cargos e salários ?

Considerando tudo isso, o que custa mais caro? Implantar ou não implantar um bom plano de cargos e salários? Com certeza, custa mais caro não implantar!

Diante desses benefícios e vantagens, não dá para ignorar o valor da estruturação de um bom plano de cargos e salários. Então, mãos a obra!

Ao contrário do que muita gente pensa, não é tão complicado implantar cargos e salários! Muito embora, já tenha sido muito complicado! Entretanto, com a ajuda da tecnologia, nós automatizamos toda aquela parte de cálculos estatísticos, tornando o processo muito mais simples. Que tal agendar uma conversa para saber como funciona.

Fale com um dos nossos consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe