Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

Pesquisa de Clima Organizacional: defina um formulário com questões matadoras

O que perguntar na Pesquisa de Clima? Quais campos devem ser investigados? Por que preciso fazer essa pesquisa? Tudo isso e muito mais sobre esse recurso estratégico está aqui. Confira!
Tempo de leitura 6 min

A definição de um bom formulário de Pesquisa de Clima Organizacional é um passo estratégico e essencial para que se possa entender o que os colaboradores pensam e sentem sobre a empresa.

Entretanto, dependendo de como se formula as questões de investigação, as respostas podem ser mais ou menos fidedignas. Por isso, o cuidado na definição das questões permite resultados mais confiáveis, assim como a possibilidade da empresa definir um plano de ações mais certeiras para criar um ambiente super positivo.

Além disso, a gente sabe que o clima organizacional é, sem dúvida nenhuma, um fator determinante para a retenção de talentos. Mas não é só isso! O clima também impacta na proposta de valor da empresa, ou seja, na employee value proposititon, que é uma tendência em RH.

Ou seja, a ideia é que a pesquisa forneça os dados necessários, não só para definir ações de melhoria, mas também para avaliar se as ações estão atingindo os objetivos. Isto é, se os colaboradores estão satisfeitos ou se há uma necessidade de mudar de rota.

Vale destacar que, apesar disso, muitas empresas ainda não dão a devida atenção para esse recurso estratégico, tratando-o apenas como um procedimento padrão de Recursos Humanos. Por essa razão, é importante que se tenha claro a real importância desse instrumento e como utilizá-lo para manter um clima que promova o engajamento e a retenção de colaboradores.

Qual é a importância e para que serve a Pesquisa de Clima Organizacional?

Através das perguntas e dos campos de investigação, a Pesquisa de Clima Organizacional fornece dados que podem ser a peça essencial do quebra-cabeça da empresa.

Isso porque, depois da sua aplicação, podemos descobrir aspectos importantes da organização. Como por exemplo, se as pessoas contam com os recursos necessários para realizar seu trabalho, como as estratégias de remuneração são percebidas pelos colaboradores, o que as pessoas pensam sobre as políticas de promoção e carreira, ou ainda, como está a qualidade do processo de comunicação. Isto é, se as pessoas recebem as informações necessárias para realizar bem suas funções.

Ou seja, quando bem utilizada, a pesquisa de clima pode nos mostrar, inclusive, como está a motivação e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores. Assim como, se há algum ponto crítico a ser tratado, se as áreas estão trabalhando de modo sistêmico, entre outras informações.

Quais empresas fazem Pesquisa de Clima Organizacional?

Se esses motivos não forem suficientes para te convencer a olhar para esse recurso com outros olhos, aqui vai uma dica: a gigante Google utiliza esse recurso desde sempre. E eu nem preciso dizer que hoje ela é uma referência no que se refere a ambiente físico e emocional de trabalho, né? Inclusive, se você deseja saber mais porque a Google é considerada um dos melhores lugares do mundo para trabalhar, recomendo a leitura do livro “Um Novo Jeito de Trabalhar“.

Outra empresa que investe bastante na melhoria do clima organizacional e se tornou um guia para outras organizações é a HubSpot. A empresa se dedicou tanto a ouvir o que os seus colaboradores tinham a dizer que acabou ganhando um prêmio pela sua excelente cultura interna.

E, claro, não podemos deixar de citar a própria Cohros, que além de utilizar a escuta ativa como um impulsionador, ainda ajuda outras empresas a fazerem o mesmo através da nossa plataforma de Gestão de Pessoas.

Vale destacar que a plataforma, além da PCO, ainda oferece:

  • A administração de Cargos e Salários;
  • Avaliação e Gestão de Desempenho;
  • Criação da rotina de Feedback;
  • Elaboração de Plano de Carreira e PDIs;
  • E, claro, muuuita automação e People Analytics.

Quais são os tipos de PCO?

Agora que você já entendeu a importância desse recurso, é hora de aprender como ele funciona e como aplicar na sua empresa.

Para isso, o primeiro passo é saber qual é o objetivo da sua pesquisa. Afinal, é essa informação que vai definir quais campos de investigação serão escolhidos e quais serão as questões em cada um.

Por exemplo, se uma empresa quer entender mais se os seus gestores estão cumprindo o seu trabalho, deve se programar para investigar o campo “Lideranças”, e perguntar aspectos como a comunicação, feedbacks dados, e assim por diante.

Por aqui, o que recomendamos é que a empresa faça uma pesquisa com todos os campos de investigação que julgar necessários, e pense detalhadamente quais serão as questões dentro de cada um.

Mas, calma, não precisa se preocupar muito para elaborar essas questões, porque nós estamos aqui exatamente para te ajudar nesse processo! 😎

O que perguntar na Pesquisa de Clima?

Esse é o questionário padrão que criamos para que você faça uma Pesquisa de Clima estratégica.

Ou seja, que traga informações e dados preciosos para o planejamento de ações de Gestão de Pessoas!

Gostaria de obter gratuitamente essas questões Pesquisa de Clima Organizacional em Excel?

É só clicar aqui: Banco de Questões

Já se você quiser se aprofundar mais sobre o tema através de vídeos, tem uma playlist de vídeos no nosso canal no YouTube. Compartilho aqui o primeiro vídeo da série 🎥:

Espero que goste dos conteúdos e eles te ajudem no dia a dia. 🤗

Nayara Amaral – Marketing Cohros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email